top of page

Os 10 temperos que aprendi cozinhando!

  • Foto do escritor: Bruna Fonseca
    Bruna Fonseca
  • 8 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de jun. de 2021



E aí, galera. Beleza?


Já se perguntaram de onde vem tanto tempero para colocar na comida? Em toda refeição os temperos são essências, e como disse no post dos 10 benefícios (que vale muito a pena irem conferir https://cutt.ly/PnRTBD1), aprendi bastante sobre eles.


Além de ajudarem na saúde, as variedades de temperos que estão presentes na culinária brasileira contribuem para deixarem a nossa comida ainda mais saborosa e agradável.

E no post de hoje, irei comentar cada um deles:


1) Canela – Conhecida pelo seu aroma forte, ela é utilizada nos doces, como também em outros alimentos à base de leite, podendo ser usada pelo formato em pau, como em pó. Possui inúmeros benefícios, como por exemplo, combate aos problemas respiratórios e ação antigases.




2) Páprica – Páprica ou Paprica, conhecida em Portugal também como “colorau”, é um tempero obtido de uma variedade do pimentão, depois de seco e moído. Utilizado para dar cor a carnes e sopas, ela pode ser encontrada na forma doce, picante ou defumada. Sendo um preventivo de alguns tipos de câncer e no tratamento de doenças autoimunes.




3) Alecrim – Como muitos conhecem, o alecrim é uma erva bastante aromática, pode ser utilizada no tempero de pães, legumes, carne suína e aves. Fazendo seu papel de dar mais sabor à comida, ajuda também a diminuir a pressão arterial e o estresse.




4) Louro – Já viu chefe de cozinha preparar a famosa feijoada ou o feijão sem louro? Pois é, ele é indispensável nessas refeições. Apesar do seu aroma forte, também pode ser utilizado em carnes vermelhas e suínas.




5) Curry – Está ai um tempero que eu realmente só fiquei sabendo através do preparo de ensopados e de molhos de tomate. Caril ou mais conhecido Curry, é utilizada na culinária de países como a índia, Tailândia e alguns países asiáticos. Sendo uma mistura de especiarias como: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cravo e erva-doce.




6) Tomilho – Da mesma família do hortelã e do orégano, além do seu valor como erva culinária, é conhecido também por usos medicinais.




7) Hortelã – Famosa por ser usada em chás, é uma das plantas mais usadas no mundo. Não só por ajudar como forma de tempero, como também é uma planta medicinal com propriedades que possam ajudar no tratamento de problemas digestivos, enjoo e vômitos.




8) Cúrcuma – Também não tinha muito conhecimento sobre esse tempero, mas é conhecida com o nome “açafrão da terra” e da mesma família do gengibre, bastante utilizada para colorir os alimentos.




9) Noz-Moscada – Bem frequente na culinária indiana, é bastante estimado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite. Seu sabor da levemente um gosto suave em aves e carnes. Seu benefício é que funciona como um bom digestivo e diurético.




10) Pimenta do Reino – O último e não menos importante, uma das mais conhecidas especiarias do mundo e que da aquele sabor picante e especial aos alimentos. Ele pode ser encontrado de várias cores, como por exemplo: verde, vermelha, branca e preta. Também pode ajudar bastante benefícios a saúde, ajudando o organismo a absorver os nutrientes e ser um facilitador na digestão.



Espero que tenham aprendido um pouco sobre esses 10 temperos, e deixei de citar algum tempero que você costuma usar nos alimentos? Conta aqui para mim nos comentários, vou adorar saber.


Até em breve! :D



Imagens do google, algumas informações

extrai do google e outras eu aprendi.

 
 
 

Comments


E aí, galera. Beleza?

Sou Bru Fonseca, de São Paulo/ capital

 

Novata na cozinha, fiz esse blog como forma de um diário para documentar todas as experiências com praticidade, incluindo dicas, curiosidades e entretenimento no mundo culinário do meu dia a dia.

WhatsApp Image 2021-06-01 at 19.07.46.jp
  • Instagram
bottom of page