Os Alimentos e a Covid-19!
- Bru Fonseca
- 3 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

E aí, Galera. Estão bem?
Hoje o assunto é sobre um tema que está sendo bastante falado nessas últimas semanas, o famoso Covid-19 ou como muitos chamam Coronavírus. Sabemos que o vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe, sendo assim, é possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar contato ao rosto. E vendo no dia a dia, as pessoas se perguntam se é possível ter a transmissão através de alimentos, e para a tranquilidade de todos: não há perigo, basta apenas se higienizar da forma correta.
Pesquisando, encontrei interessantes ações para se fazer no dia a dia que vocês vão gostar e que ajudam a diminuir o risco de contágio. Sendo elas:
> Foi no mercado ou na feira?
- Assim que chegar em casa e claro, tirar o sapato (limpando o solado e esborrifando com a mistura de 1 litro de água e uma colher com água sanitária) e as devidas roupas, higienize todos os produtos antes de guardá-los na geladeira, fruteira ou despensa, aplicando álcool com pano limpo ou papel toalha nas embalagens.
> Quer consumir alimento cru, como folhas e frutas consumidas com casca?
- Lave e desinfete de 10 a 30 minutos na água.
- No caso das folhas = Lavar com água tratada abundante e deixar por 15 minutos em uma solução de hipoclorito de sódio a 2/2,5% (duas colheres de sopa diluídas em um litro de água) ou de água sanitária diluída da mesma forma, e depois lavar novamente com água tratada corrente.
> Enquanto estiver em algum hortifruti e sentir aquela vontade de comer nem que seja um pedacinho de alguma fruta, pense que ela está exposta ao ar e para qualquer pessoa que passar por perto, como por exemplo, alguém falando próximo tem um grande risco de contágio.
> Está querendo comer castanhas, nozes ou até amêndoas?
- Sugiro que torre no forno ou inclua em receitas que passe por cocção.
Cocção = ato ou efeito de cozer; cozimento.

Agora vamos para um outro aspecto que não podemos deixar de falar: “Bruna e os alimentos que são entregues por Delivery?”
Como no momento temos a opção de chamar pelos aplicativos, é de mera importância tomar o cuidado ao dobro, pois não sabemos como foi feita e nem por onde foi passada. Mas com as seguintes dicas, não terá problema:
> Na hora que for retirar sua comida com o entregador, evite contato com as mãos e outros materiais. É de suma importância que o pegue com luvas descartáveis e jogue fora assim que entrar em sua residência, higienizando com álcool 70 ou álcool em gel antes de tocar na embalagem interna para se servir. Lembrando de lavar sempre os utensílios que serão utilizados.
> Um conselho importante também é tentar ao máximo não pagar com dinheiro e muito cuidado com as máquinas de pagamento com cartões, elas podem estar contaminadas ou com outros micro-organismos causadores de doenças.
> Já na comida, se for consumir de imediato, faça o reaquecimento antes de ingerir. Já se não for de imediato, é importante que lave a embalagem, coloque na geladeira e reaqueça no momento antes.
Bom, espero que tenham lavado as mãos e bebido água, hein? Um ótimo final de semana para todos.
Até em breve!
Site de referência: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/produtos-ingredientes/covid-19-alimentos-transmissao/








Comentários